Apple iPAD


Existem diferentes tipologias de clientes que devem ser muito atentadas pela publicidade e pelo Marketing. Confira abaixo uma demonstração de trabalhos voltados a estes determinados públicos, criados pelo designer gráfico e publicitário Nandex Ramos, utilizando como base o novo iPAD, da Apple.
Um estudo da identidade visual da Apple, desde os anúncios, layout dos produtos e das lojas, foi realizado, e criadas peças compatíveis, que se enquadrem e respeitem esta identidade visual.
Clique nas imagens abaixo para visualizar as peças publicitárias em tamanho maior.


























Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente transformador, que possui discurso próprio, é independente, intelectual, cria tendências, interesses, vendo no produto a expressão da própria identidade. Imagem simples, padrões de identidade visual Apple, com um contexto intelectualizado.



Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente transformador, que possui discurso próprio, ligado a tendências, é independente, intelectual, cria tendências, interesses, vendo no produto a expressão da própria identidade. O meio ambiente é uma grande preocupação recente, uma obrigação e uma tendência. Nesta peça isso é utilizado como plano de fundo, mencionando os benefícios do iPAD, que possui a capacidade de reproduzir livros, jornais, revistas, ao meio ambiente. A tela do iPAD foi transparecida para
Representar a conexão com o meio ambiente e preservação.


Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente convencional, que compra por segurança, batalhou pelo o que possui, não gosta de experiências, possui medo de arriscar, prefere rotina, ligado à família, compra de acordo com o prévio conhecimento que possui sobre o produto, e prefere marcas antigas, tradicionais.












Este cliente, como mencionado, é muito ligado à sua família, e este é o apelo desta peça. O lar é o local de maior privacidade de uma família, e a peça representa o iPAD realmente adquirindo a confiança da família, de modo a pertencer a vida dela. Na peça, o iPAD é apresentado como um quadro.


Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente explorador, que gosta de novidades, o novo, diferente, é jovem de espírito, se dá bem com mídias inovadoras e possui a necessidade do descobrimento.
Esta é uma peça criativa, mas arriscada. Ao passar o dedo sobre a página da revista, nada acontecerá. E é exata mente isso a diferença com o iPAD; por ele ser “touch”, você irá interagir com sua interface de modo mais dinâmico do qu e com  a revista. A frase “Touch.” próxima à imagem do aparelho reforça o conceito.

Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente convencional, que compra por segurança, batalhou pelo o que possui, não gosta de experiências, possui medo de arriscar, prefere rotina, ligado à família, compra de acordo com o prévio conhecimento que possui sobre o produto, e prefere marcas antigas, tradicionais.
Esta peça enfatiza muito o tradicionalismo da Apple, e cria uma analogia ao significado do logo da Apple, a sabedoria, à maçã do Éden, também como um contexto temporal criativo.

Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente inconformado, que possui vontade de fugir da realidade, não entende o mundo atual, se vê como vítima, perdedor, é nostálgico, avesso ao consumo, não quer novas marcas, novas tendências; para ele a compra deve ser exatamente necessária. Aqui ocorre um grande desafio, pois este cliente é totalmente o inverso do perfil Apple. A tentativa aqui é atingir o cliente pela nostalgia, mostrando que ele ainda pode realizar seus atos rotineiros, porém, com a eficiência tecnológica. O que fornece essa explicação na imagem são os livros saindo do iPAD, e a frase que fornece título à campanha.
Os reflexos e sombras pintados no iPAD, a composição do fundo da imagem, com várias mesclagens, sombras pintadas, amassados, a caneta ao canto, a coloração amarelada realçam todo o contexto.



Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente inconformado, que possui vontade de fugir da realidade, não entende o mundo atual, se vê como vítima, perdedor, é nostálgico, avesso ao consumo, não quer novas marcas, novas tendências; para ele a compra deve ser exatamente necessária. Aqui ocorre um grande desafio, pois este cliente é totalmente o inverso do perfil Apple. A tentativa aqui é atingir o cliente pela nostalgia, mostrando que ele ainda pode realizar seus atos rotineiros, porém, com a eficiência tecnológica. O que fornece essa explicação na imagem é o iPAD sobre o vinil, sob a agulha da vitrola, como se o iPAD estivesse sendo tocado, os gráficos de equalização de som sendo exibidos na tela do iPAD, as notas musicais ao fundo e a frase que fornece título à campanha.


Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente vencedor, que tem perfil empreendedor, com fiança em si mesmo, necessidade de controle, se julga vencedor e merecedor de adquirir produtos de qualidade. Nesta peça a cor vermelha predominante fornece energia e força, os vetoriais ao fundo frisam o empreendedorismo, bem como a vestimenta do homem representado metonimaticamente por sua mão, ligando uma lâmpada, que representa as novas idéias, a conquista. As imagens centrais foram  representadas em dois iPADs, fornecendo dinâmica e fluência à imagem, bem como a interatividade. A frase destaque fortalece a intenção da peça.



Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente explorador, que gosta de novidades, o novo, diferente, é jovem de espírito, se dá bem com mídias inovadoras e possui a necessidade do descobrimento.
O mapa do tesouro no centro do iPAD dialoga com o cliente explorador. A grande sacada é o “X”, representação do local do tesouro estar sobre o iPAD, indicando que ELE é o tesouro. As frases exibidas reforçam essa jogada criativa.
Os reflexos e sombras pintados no iPAD, a composição do fundo da imagem, com várias mesclagens, sombras pintadas, amassados, a rosa dos ventos ao canto, a coloração amarelada realçam todo o contexto.



Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente ambicioso, que compra por status, é super consumista, se preocupa com a opinião dos indivíduos de seu grupo e a sua volta, é materialista, quer construir sua auto-imagem através de marcas de prestígio.
A Apple é uma marca de prestígio e um iPAD fornece status a pessoa. Aqui foi usado um efeito de um iPAD dentro do outro que, além de graficamente resultar em um efeito muito bom Ito e interessante, também passa a idéia de conectividade e interação.
Nesta peça pode ser notado no canto superior direito um pedaço de um iPAD, e os ícones de seu desktop sobre o espaço sideral. Por Gestalt, a continuidade, se deduz que toda a peça também está dentro de um iPAD. A força da imagem espacial e a frase desta que dialogam com o ambicioso.



Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente inconformado, que possui vontade de fugir da realidade, não entende o mundo atual, se vê como vítima, perdedor, é nostálgico, avesso ao consumo, não quer novas marcas, novas tendências; para ele a compra deve ser exatamente necessária. Aqui ocorre um grande desafio, pois este cliente é totalmente o inverso do perfil Apple.
Uma vez que ele é avesso ao consumo, tecnologia, devemos fornecer a ele u m motivo para efetuar determinada compra, com o que essa pessoa se preocupa. O apelo aqui é a saúde, mais especificamente exemplificada por um problema na coluna que pode ser evitado aliviando o peso que vários livros teriam carregados de maneira convencional, agora podem ser levados todos em um iPAD, que apenas pesa 680 gramas. Esse paralelo é o centro desta peça.



Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente resignado, que compra por sobrevivência, é nostálgico, necessidade de economia, é economista, se importa com descontos, concursos, promoções, liquidações. Aqui ocorre um grande desafio, pois este cliente é totalmente o inverso do perfil Apple.
Apesar de o custo / benefício ser positivo, o preço monetário dos produtos Apple são, geralmente, elevados. Liquidação nunca entraria no perfil Apple, pois a marca possui prestígio. A questão aqui seria brincar com a imagem para mostrar o custo benefício. Além das duas fotos bonitas do produto, que despertam o interesse do consumidor temos, em primeiro momento o paralelo feito entre o gesto da mão com o investimento necessário para se te rum produto tão bom. Ou seja, a mão faz um gesto de algo pequeno, que será um pequeno investimento, uma vez que o custo / benefício será muito positivo. A segunda imagem e frase mostram a economia até no espaço, uma vez que o iPAD é fino e prático.

Peça publicitária em formato página dupla (revista) criada para o cliente convencional, que compra por segurança, batalhou pelo o que possui, não gosta de experiências, possui medo de arriscar, prefere rotina, ligado à família, compra de acordo com o prévio conhecimento que possui sobre o produto, e prefere marcas antigas, tradicionais.
É uma peça mais simples, que apenas ressalta as vantagens e as ferramentas existentes em um iPAD. Uma vez que para o cliente convencional as informações sobre o produto contam muito ao ponto de, em certas vezes, a compra ser racional, é uma vantagem exibir no anúncio as características e aplicativos do produto. Uma imagem bonita e trabalhada do iPAD foi colocada na peça, sobre um fundo dinâmico e de contraste, para ser visualmente atrativo.

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