Agência Escola Oceanus

No cenário global que vivemos, nos moldes de um sistema extremamente competitivo, muitos jovens talentosos acabam perdendo raras oportunidades por não possuírem a chamada “primeira experiência”. Isto é um desperdício de talento pois, com a devida orientação e polimento, estes jovens tendem a tornarem-se profissionais excepcionais e executarem grandes projetos.


Visando uma solução parcial para esta problemática, valorizando o empenho destes profissionais latentes, a Oceanus cria o conceito que chama de “agência escola”.

Estudantes de comunicação selecionados serão convidados a ingressarem no universo da Oceanus e, dentro da agência, sobre a supervisão e orientação do responsável pelo projeto, executariam trabalhos e desempenhariam funções a nível profissional. Estes trabalhos realizados para os clientes do Grupo Oceanus entrariam como portfólio para estes jovens, que também receberiam a devida comissão sobre o trabalho desempenhado, e teriam aulas profissionalizantes gratuitas dentro da própria agência.

Acreditamos que com esta proposta inovadora conseguiremos fornecer a estes potenciais profissionais valiosas oportunidades e contribuir para a área profissional.




Explicação do logo


Clique no logo para ampliar



O logo da Agência Escola Oceanus foi idealizado para que reflita um espírito renascentista. A técnica de traçado e coloração utilizada são contrastes barrocos que, inusitadamente expressam com sucesso um visual referente ao Renascimento.

Uma agência escola é um antro de conhecimento que trabalha diretamente com o pensar, raciocinar, informações e técnicas. Conhecimentos e experiências que vão muito além da mera técnica alienante, mas que horizontalize pensares. Uma figura significativa a isto é o olho. O olho humano, a janela da mente humana e seus mistérios, o acesso ao sub consciente, à subjetividade, o objeto de estudo da Psicologia. Devido a estes significados, o olho foi adotado como símbolo da agência escola, que sai aos marasmos de constâncias.

A agência escola não possui fins comerciais e, devido a isto, o logo foge à identidade tradicional do logo do Grupo Oceanus e seus setores (imagens inscritas em mandalas). Isto é proposital, desta forma ela não será confundida com um produto do grupo, mas sim será um projeto anexo. A explicação do logo pode ser mais complexa, mas isto é bom, pois desta complexidade forma-se a imagem do nível de aperfeiçoamento que a agência concederá e, uma vez que não é um logo comercial, ele deverá ter muito mais foco nesta simbologia concreta do saber, desvinculados de determinadas estéticas publicitárias.

Voltando à técnica, como mencionado, o logo possui traços que lembrem o Renascimento Cultural, início da Idade Moderna, século XV; os esboços de Da Vinci, seus estudos anatômicos, o Homem Vitruviano, as obras fantásticas de Rafael. As cores e traçado trazem esta representação, pois o aspecto obtido é de um desenho feito em carvão onde as linhas grossas negras são o traçado principal e a pintura, sombras e luzes, os efeitos gerados com borrões do carvão, que complementam a técnica, como em um esboço anatômico.

O logo possui contrastes intrínsecos. Ao mesmo tempo em que ele mostra a sutileza do traçado do olho humano e uma técnica clássica, ele mostra também a integração com a tecnologia, nos próprios traços, com as formas e cores utilizadas na mandala do Grupo Oceanus, representando a íris do olho e criando a relação com o Grupo. Ao mesmo tempo em que ele tem a fidelidade do traçado anatômico e a sutileza dos "borrões", possui as técnicas dinâmicas do desenho dos cílios, que são muito mais fortes que os naturais, que seriam mais delicados, mas desta forma gerando uma estilização gráfica que remete ao tribal.

Traços da Gestalt são notados na imagem, principalmente quanto ao fechamento. O olho não é totalmente fechado e, inclusive, os cílios do canto inferior direito, livres de traço base complementam mentalmente em ilusão o desenho.

A identidade visual será estilizada utilizando o fundo branco, como a matéria prima do papel, o preto e tons de cinza, cores do carvão e grafite, tons de azul referenciando-se ao Grupo Oceanus e, por fim, estilos de mármore, uma alusão às obras de Michelângelo como, por exemplo, David.

A mesma explicação sobre a complexidade do logo se dá ao slogan, que possui uma expressão em latim. O slogan "ad gloriam" significa "pela glória" e isto remete todo o orgulho do grupo, da escola, dos seus estudantes. “Pela Glória“ no sentido de criar, crescer, realizar não por preocupações e interesses meramente materiais, mundanos, mas indo muito além, com a aura e vontade, anseio de transcendência e de deixar uma contribuição ao mundo. Por exemplo, usa-se esta expressão no seguinte contexto: Kepler dedicou-se à astronomia ad gloriam. Significa que este estudo era uma paixão dele, ligada à vontade de firmar sua marca, sua existência e contribuir ao mundo.

A expressão em latim é totalmente compatível com o estilo do Grupo Oceanus, tanto em seu nome (termo oceanus), quanto à estilização do "U", representado por um "V", resgatando as escritas gregas antigas. E, claro, liga-se também à palavra latina que nomeia o Projeto ÁgnostôS, o viral do Grupo Oceanus, que significa “desconhecido”, já citado no projeto.

Ao fim, além da mandala do grupo, outro mecanismo de identificação com a identidade visual é o efeito da palavra Oceanus posta atrás do olho, em um corte, com um pequeno respiro branco.

Por todos os fatores citados, dentre outros, esta composição torna-se muito curiosa, interessante e especial.

No Response to "Agência Escola Oceanus"

Postar um comentário