Terceiro Desafio de Design Computer Arts

O Grupo Oceanus participou do Terceiro Desafio de Design, proposto pela revista Computer Arts. As peças foram enviadas dia 29 de abril. Este ano, o tema do desafio seria criar até duas peças, cartazes, abordando o tema do consumo racional de água.






Confira abaixo nossos candidatos (clique na imagem para ampliar):







As peças foram criadas pelo designer e publicitário Nandex Ramos, desenhadas a partir do zero, no Adobe Photoshop, sem passar por cima de nenhuma fotografia, com o mouse.


A primeira imagem ilustra um garoto que está desperdiçando água para lavar um carro. Como sabemos, água é a fonte de vida. Então, para demonstrar este empacto desejado, foi criado esta representação onde, na realidade, a mangueira está ligada às costas do menino. E, uma vez que ele está em transparência, se pode observar o nível de água diminuindo. Neste caso, a água representa a própria vida. Para enfatizar isto, colocou-se várias vezes a palavra "vida" saindo da mangueira.
Além dos traços realistas e bem estruturados, foram desenhados reflexos e sombras na imagem, para transmitir volume, além de texturas e detalhes, como as bolhas de água que se formam próximas à abertura nas costas.
Para objetivas e contextualizar a cena, foi desenhado um carro, porém, evitando que o foco de atenção fique dividido entre o carro e o garoto, o veículo não foi pintado, montendo assim o garoto em primeiro plano de concentração visual.
A textura e cores empregadas ao fundo transmitem toda a sensação árida, de calor. Mostra, ao fim, um garoto em um ambiente extremamente árido, desperdiçando sua própria vida, molhando algo que não necessita de água para sobreviver.
A frase fortalece todo este contexto representativo.


A segunda imagem foi criada com base numa brincadeira de significados da famosa expressão (peixe fora d'água). Neste caso, a expressão ganhou valor literal. A imagem mostra peixes voando sobre um árido deserto. Desta vez, preferiu-se fazer o menor número possível de traçados na elaboração dos peixes, evitando detalhes excessivas para, desta forma, suavizar a totalidade da imagem.
Em meio à areia e cacos, os peixes voam desesperadamente, outros já se arrastam, buscando a sobrevivência. Encontramos na imagem o desenho de uma espinha de peixe jogada em meio a areia, em representação da morte gerada pela seca.
Um detalhe interessante é que todos os peixes ilustrados na imagem são de água doce.
Assim como na primeira imagem, a coloração e textura do fundo transmite toda a sensação de aridez.


Agradecimento especial ao professor Adriano Miranda, que leciona Fotografia Publicitária na FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), pelo apoio, ajuda, torcida, e por ser o professor orientador do projeto! Muito obrigado!

1 Response to Terceiro Desafio de Design Computer Arts

Jéssica
3 de maio de 2010 às 16:24

gostei mais do primeiro, achei mais criativo!

Postar um comentário